Uso de um Texto de apoio como Organizador Prévio:Combinatória para o Ensino Fundamental e Ensino Médio1
DOI:
https://doi.org/10.54343/reiec.v2i2.19Palavras-chave:
aprendizagem significativa, organizador prévio, texto de apoio de combinatória, formação de professoresResumo
Os professores participantes de cursos de extensão, especialização e formação continuada, dentre as várias dificuldades,de forma ampla se destaca a passagem da postura positivista para o construtivista. Este estudo intenta suavizar estapassagem sugerindo uma formação que possibilite aos aprendizes e ensinantes uma evolução cognitiva aportada naaprendizagem significativa (Ausubel, 1978). Para isso, se construiu um Material didático (texto de apoio) e,posteriormente, foi testado numa turma (32 alunos) de um Curso de Especialização. Os critérios adotados para valorar adiferenciação progressiva (DP) e a reconciliação integradora (RI) no âmbito da Combinatória, a partir dos princípiosaditivos e multiplicativos, foram a seleção conceitual, a inclusividade e as relações significativas.Downloads
Referências
AUSUBEL, D.. Adquisición y retención del conocimento. Barcelona: PAIDÓS: 2002.
BACHELARD, Gaston. A Formação do Espírito Científico. Rio de Janeiro, Contraponto, 1996. BARDERAS, S. Didáctica de la Matemática: El libro de los recursos. Madrid: La Muralla, 2000.
BROUSSEAU, G. “Les obstacles epistémologiuqes et les problémes d’enseignement”, Recherches en Didactique des Mathématiques, La Pensée Sauvage, Grenoble, 1983. CHEVALLARD, Y.; BOSCH, M. e GASCÓN, J.. Estudar Matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Tradução Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2001.
D'AMBROSIO, U. (1993). Etnomatemática: Um programa, A Educação Matemática em Revista, SBEM, V. 1, n. 1, pp. 5-11.
JORBA, J. e SANMARTÍ, N. Enseñar, Aprender y Evluar: Propuesta didáctica para las áreas de Ciencias de la Naturaleza e Matemáticas. Barcelona: RAYCAR IMPRESORES, 1996.
HUN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1978.
LÓPEZ, M. Evaluación en el área matemática. El marco teórico. Acción Educativa, Marzo 91, 5-14. In: JORBA, J. e SANMARTÍ, N.. Enseñar, Aprender y Evluar: Propuesta didáctica para las áreas de Ciencias de la Naturaleza e Matemáticas. Barcelona: RAYCAR IMPRESORES, 1996.
MOREIRA, M.. Aprendizaje significativo: teoría y práctica. Madrid: Visor, 2000.
____________ . Aprendizagem significativa Crítica. São Leopoldo: Impresos Portão Ltda, 2005.
PARRA, C. e SAIZ, I. Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 1996. SILVA, J.. Os Conceitos de Proporção e Função abstraídos no Canteiro de obras da Construção Civil: uma abordagem no campo da etnomatemática. Natal: UFRN, 2004.
________ . Uso de um Texto de apoio como Organizador Prévio: Combinatória para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. Pryecto de Investigación: Programa Internacional de Doctorado em Enseñaza de lãs Ciências., Espana: Universidad de Burgos, 2005.
VERGNAUD, G. La théorie des champs conceptuels. In: Recherches en Didactiques des Mathémattiques, vol. 10, no 23, pp. 133-170, 1990.
VYGOTSKY, L. A Formação Social da Mente – O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jose Roberto da Silva, Marco Antonio Moreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Derechos de autor Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Todo el trabajo debe ser original e inédito. La presentación de un artículo para publicación implica que el autor ha dado su consentimiento para que el artículo se reproduzca en cualquier momento y en cualquier forma que la Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias considere apropiada. Los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no necesariamente representan la opinión de la revista, ni de su editor. La recepción de un artículo no implicará ningún compromiso de la Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias para su publicación. Sin embargo, de ser aceptado los autores cederán sus derechos patrimoniales a la Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires para los fines pertinentes de reproducción, edición, distribución, exhibición y comunicación en Argentina y fuera de este país por medios impresos, electrónicos, CD ROM, Internet o cualquier otro medio conocido o por conocer. Los asuntos legales que puedan surgir luego de la publicación de los materiales en la revista son responsabilidad total de los autores. Cualquier artículo de esta revista se puede usar y citar siempre que se haga referencia a él correctamente.