Práticas e Saberes de Trabalhadores: investigação na perspectiva da etnomatemática
DOI :
https://doi.org/10.54343/reiec.v5i1.49Mots-clés :
Saber, Experiência, EtnomatemáticaRésumé
O artigo apresenta pesquisa desenvolvida no âmbito da dissertação de Mestrado em Educação Matemática realizada na Universidade Severino Sombra (Vassouras/RJ). O objetivo do trabalho foi investigar práticas e saberes de trabalhadores das redes de distribuição e de transmissão de energia elétrica, no estado do Rio de Janeiro. Como referencial teórico, definiu-se investigação na perspectiva do programa etnomatemático, apresentadas por Ubiratan D'Ambrosio e Paulo Freire. Na pesquisa, foram selecionados exemplos e práticas de tarefas vividas pelos operários, estabelecendo-se paralelo com o saber científico. A análise dos dados possibilitou identificar que é no trabalho, pela experiência, que se constrói o saber daqueles que não puderam estar nos bancos escolares por um tempo longo que lhes permitisse apreender as "leis da engenharia". Será "o saber de experiência feito", apresentado por Freire que, ao confrontar-se cotidianamente com o desgaste físico, com o cansaço, possibilitará aos trabalhadores vivenciar a formação durante e no trabalho.Téléchargements
Références
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica 2002.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática - Arte ou técnica de explicar ou conhecer. São Paulo: Ática, 1990.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992. Notas: Ana Maria Araújo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Campinas: Zeteiké, 1995, Ano 3, nº 4, p. 24-37.
LATORRE, L. D. Danzas Religiosas: Alguna Relación Con la Matemática. Valparaíso de Chile, 111 f. Tesis Magister en Enseñanza de las ciencias, mención Didáctica de las Matemáticas. Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, 2008. p. 5.
PESTANA, L. M. F. de M. Paralelo de transformadores. Escola Superior de Tecnologia de Viseu, Departamento de Engenharia Electrotécnica, Viseu, Portugal. 2008.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Celso Voto Akil, Janaina Veiga Carvalho, Ana Maria Severiano de Paiva 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Derechos de autor Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Todo el trabajo debe ser original e inédito. La presentación de un artículo para publicación implica que el autor ha dado su consentimiento para que el artículo se reproduzca en cualquier momento y en cualquier forma que la Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias considere apropiada. Los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no necesariamente representan la opinión de la revista, ni de su editor. La recepción de un artículo no implicará ningún compromiso de la Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias para su publicación. Sin embargo, de ser aceptado los autores cederán sus derechos patrimoniales a la Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires para los fines pertinentes de reproducción, edición, distribución, exhibición y comunicación en Argentina y fuera de este país por medios impresos, electrónicos, CD ROM, Internet o cualquier otro medio conocido o por conocer. Los asuntos legales que puedan surgir luego de la publicación de los materiales en la revista son responsabilidad total de los autores. Cualquier artículo de esta revista se puede usar y citar siempre que se haga referencia a él correctamente.